Mercoledì 22 Aprile 2015, dalle ore 17:00 alle ore 23:45
Londrina - Brasile
organizzato da TOCA: arte ação criação
DEMETRIO STRATOS 70
“A voz habita no silêncio do corpo, como fez o corpo na sua matriz. Mas, ao contrário do corpo, ela nele retorna, se abolindo como palavra e como som. Fala, ressoa no OCO do ECO desse deserto de antes da ruptura, do qual brotam a vida e a paz, a morte e a loucura. O sopro da voz é criador”. Paul Zumthor
A voz fala do corpo, porque ela é a fonte: oris em latim é tanto 'boca' quanto 'origem', e nossos sentimentos escapam em palavras e gemidos aquecidos por nosso hálito. Portanto, a voz se sexualiza, é definitivamente erótica, é música nascente, nossa primeira lira.
Efstratius Demetrius / Demetrio Stratos. Um egípcio, um grego, um italiano. Um nômade.
Migrou dentro de sua própria pesquisa: do rock'and roll, no início dos anos 1970 ao rock progressivo (Area_International POPular Group) à música experimental à música modal de diversas etnias tais como Irã, Tuva, Mongólia, Tibete, Pigmeus, Índia, entre outras.
E ainda se coloca como amostra-objeto de análise com suas experimentações vocais junto ao 'Centro di Ricerca di Foniatria' da Universidade de Padova, Itália.
* a programação com artistas e pesquisadores convidados serão divulgados em breve
Obs. - No dia 22 de abril, das 9:00 às 23:45 e é bastante provável que essa homenagem se estenda até o dia 24 de abril, com oficinas, performances, sessões de escuta e outras coisas mais.“